Para ser um bom técnico, é preciso ser esperto. E para isso, você terá de saber como lidar com o elenco. Abaixo vai algumas dicas, criadas pelo Alexandre Gabbia, e com um reformulação by Nilberto Melo (Créditos ao Universo Brasfoot).
- Nunca deixe mais de 3 estrelas no elenco, porque isso dará racha, e os jogadores não jogarão bem (Um exemplo disso foi a Seleção Brasileira, que mesmo com as várias estrelas que tinha em 2006, como Robinho, Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano e etc, foi um fiasco na Copa da Alemanha). Deixe no máximo 4 estrelas em seu time, e isso já é muito.
- Nunca compre qualquer jogador e bote uma formação tática automática, que você nem ao menos sabe quais os jogadores que estão escalando. Isso prejudica seu time e sua carreira.
- Não deixe um jogador ficar muito cansado. Não é porque o seu jogador é um craque e artilheiro que ele deve jogar todas as partidas e "levar o time nas costas". Poupe-o por pelo menos 2 jogos, ou reveze, colocando-o de titular um jogo sim e outro não.
- Uma boa também, é você deixar 2 times fixos. Um time titular e outro reserva, e também revezar entre esses dois times, mesmo que um seja mais fraco. Saiba equilibrar um time misto. Coloque os dois ou três jogadores do time titular (escolha os que jogaram melhor nos últimos jogos e tiverem menos cansados, e mescle-os com os reservas). Isso trará mais entrosamento entre a equipe, e poupará os jogadores.
- Não deixe seus jogadores sem jogar por muitos jogos. Jogadores que jogam pouco, têm mais facilidade em se contudirem.

Em breve mais recomendações e orientações para um bom técnico.
Para ilustrar o post de hoje, usei a imagem do técnico Alexander Champman Ferguson.
Você Sabia que Alex Ferguson, como é conhecido na Inglaterra, já foi jogador de 1958 a 1974, quando foi ser técnico, que aliás, é técnico do Manchester United desde 1986 e está lá até hoje?!
Absolutamente tudo sobre Brasfoot
Comentem aew - Seu comentário é o meu salário!